Como chegamos aqui
Foram décadas atuando como parceiros no cumprimento dos propósitos de Cristo para a igreja local. Adquirido pela missão AVANT (antes GMU) nos anos 50, começou como o Instituto Bíblico Rural, sendo usado posteriormente e até hoje como o local de encontro e comunhão das igrejas da região de Nova Russas e de todo o Ceará. Dezenas de acampamentos contaram com descontração e lazer em torno dos ensinos da Palavra de Deus, marcando a vida de muitos: conversões de almas, edificação, reconciliações e consagração de obreiros para a seara. Durante a década de 80 e 90 os cuidados do acampamento e da fazenda estiveram sobre os cuidados da família Goossen, especialmente por James David Goossen, que pastoreou a Igreja Cristã Evangélica de Nova Russas até 2006.
Setembro de 2006 é um marco na história do acampamento. Com a necessidade repentina de saída para os Estados Unidos do então administrador, o missionário James David Goossen, inicia-se o processo de nacionalização da propriedade. O acampamento passou a ser gerenciado pela primeira comissão gestora de membros da Igreja Cristã Evangélica de Nova Russas. Faziam parte da mesma, Klaynilton, novo pastor da ICE de Nova Russas, como responsável pela área de programação, Franzé, tesoureiro da igreja, que cuidava de toda a parte financeira e o Bebeto, que gerenciava as atividades rurais e supervisionar o patrimônio do acampamento.
Durante o decorrer de 2009, a comissão decide aumentar o quadro de participantes e arrendar a fazenda (parte isolada do acampamento) visando dedicar-se mais a estrutura física trazendo melhorias para o acampamento. Com o fim das atividades rurais acontece conseqüente saída do Bebeto.
A partir de 01/01/2010 entra em cena a comissão que atuará no biênio 2010-2011: Klaynilton, pastor da ICE de Nova Russas, responsável pela área de programação, Franzé, diácono, tesoureiro da igreja, que cuida de toda a parte fianaceira, Jorge Costa, cuidando do desenvolvimento de programações esportivas, área comercial e dedetização (trabalha na SUCAM), Tatiany Sousa, secretária geral e Antonio Alves, o Toinho que passa a cuidar diretamente do patrimônio e conservação do acampamento.
Uma perspectiva para o futuro
O acampamento tem trabalhado em parceria com a Igreja Cristã Evangélica de Nova Russas. Muitos dos membros têm se dedicado a fazer a obra ajudando a solidificar uma equipe contínua de trabalho. A necessidade da formação e permanência de tal equipe é devida à vocação assumida pelo acampamento: ser uma referência de qualidade e trabalho sério na realização de daycamps, acampamentos, conferências, treinamentos e encontros para toda a região. Tal vocação se enquadra nos propósitos de implantação de novas igrejas, inseridos no “DNA” das igrejas locais, incentivados pela missão AVANT e reafirmado pela visão de implantação e desenvoilvimento das igrejas da região, a Visão Seara.
Mas e agora?
Agora que estamos com propósitos bem definidos e equipe a todo vapor, nos deparamos com um forte adversário: o desgaste da estrutura física.
Nós da comissão gestora temos plena convicção de que a manutenção do acampamento deve estar incluída num sistema auto-sustentável, e assim vem sendo feito desde 2006. Em 2008 tivemos uma boa reforma que devolveu um bom aspecto a propriedade. O forte inverno de 2009 trouxe muitos problemas que estão sendo resolvidos. Mas, de forma geral há necessidade de reformas pendentes há anos e até décadas, e que, portanto, incluem investimentos a curto prazo maiores que nossa capacidade atual de captar recursos dentro da nossa política de auto-sustento.
Para ser mais preciso, o acampamento necessita de:
. construção de um novo espaço coberto para jogos, ao lado da cantina (também em projeto 3D).
. construção do estacionamento para motos.
. impermeabilização da caixa d’água (já temos o material).
. ampliação da altura e retelhamento do tabernáculo. As telhas e caibros tem mais de 40 anos.
. e muitos outros pequenos projetos.
Sonhamos com um bom “work team” com a participação de voluntários locais, regionais e internacionais. Ore por esse projeto!
0 comentários:
Postar um comentário